Inicial > Não categorizado > CORRENTIISTA COM DEFIICIÊNCIA

CORRENTIISTA COM DEFIICIÊNCIA

 
 

Bancos criam soluções para facilitar vida de clientes com deficiência.

Responsáveis por guardar o dinheiro de boa parte da população, alguns bancos também estão abrindo os olhos para a questão da acessibilidade.

Criativas, as soluções para facilitar a vida dos clientes com deficiência vão desde o treinamento dos funcionários em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) até o fornecimento de extratos em braile.

Um dos responsáveis por este último serviço, o superintendente executivo do Departamento de Investimentos do Bradesco, Marcos Villanova, afirma que a iniciativa ocorreu depois da manifestação de um cliente cego. “Ele lamentava que uma pessoa de sua família tinha de interpretar todos os seus extratos”, conta.

Ao todo, o Bradesco tem 2,5 mil clientes deficientes visuais cadastrados. O banco contratou um gráfica especial para imprimir o documento. “Também fizemos um acordo com os Correios, para garantir que o extrato não será dobrado (o que prejudicaria a impressão em braile)”, explica.

O Bradesco fornece, também, o programa Virtual Vision (leia mais na página 7) para que seus clientes cegos possam uitilizar o atendimento via internet.

AGÊNCIAS – A acessibilidade nas agências também está entre as principais preocupações dos bancos. O Banco do Brasil afirma que 70% de suas unidades estão acessíveis – têm rampas, piso tátil, banheiros adaptados e elevadores.

Os terminais de auto-atendimento também receberam atenção. Além de possuírem teclas em braile, parte foi instalada numa altura compatível com a cadeira de rodas. “Alguns terminais permitem até que os deficientes se comuniquem com os funcionários”, explica o responsável pelas adaptações no banco, Sérgio Riedi. “Uma pessoa com deficiência visual pode fazer as transações sem o auxílio de terceiros”, explica.

Nenhuma das adaptações representará custo adicional para os clientes, de acordo com os bancos.

06/01/2008 – 09h44 – DIÁRIO DO GRANDE ABC 
Categorias:Não categorizado
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário